10 dicas de comunicação visual

A comunicação visual é de extrema importância para qualquer empresa. É por meio dela que uma marca se posiciona da maneira como quer ser percebida por seus clientes. E uma comunicação visual bem estruturada e executada transmite profissionalismo e credibilidade, destacando a empresa entre seus concorrentes.

É possível obter bons resultados utilizando materiais de qualidade, composições harmoniosas e cores atraentes. Porém, para ter um resultado ainda mais eficaz, vamos te dar 10 dicas de comunicação visual que serão valiosas para a sua empresa. Confira!

1. Trace uma boa estratégia

E faça de tudo para que o seu cliente a perceba. Quer maneira melhor de traduzir a essência de uma marca do que uma boa comunicação visual? Então trate de se organizar, elaborar um bom planejamento e traçar metas e objetivos para alcançá-lo.

Ninguém melhor do que você para saber aonde sua empresa quer chegar, certo? Mas é muito importante que seus parceiros e clientes também fiquem sabendo.

2. Utilize as cores certas

Algumas cores têm características específicas e são mais indicadas para determinados segmentos. Pesquise e descubra quais são as ideais para transmitir a mensagem que você deseja.

3. Organize as informações

Cuidado para não usar informações demais e acabar confundindo os seus clientes. Seja objetivo, claro e organizado na hora de transmitir a sua mensagem.

4. Tenha cuidado com a coerência das imagens

Muitas vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas tenha certeza de que a imagem escolhida está clara e condizente com o conteúdo tratado.

5. Verifique a escrita

Faça sempre uma revisão cuidadosa dos textos elaborados, afinal, erros de português podem chamar mais a atenção do que o seu objeto principal — e não pega nada bem para seus clientes sentirem que faltou atenção na hora de se comunicar com eles.

6. Utilize fontes legíveis

Não adianta ter um texto incrível se o seu cliente não vai conseguir ler. Certifique-se de que a fonte e o tamanho utilizados sejam coerentes com o meio de divulgação (banner, panfleto, etc.).

7. Use imagens de alta definição

Assim como a fonte, as imagens podem variar de acordo com o meio utilizado para divulgação. Para cada caso, é indicado um tamanho e resolução. É muito importante que a imagem não apareça distorcida ou com baixa qualidade, pois isso pode prejudicar muito o seu trabalho!

8. Conheça seu cliente

Saiba como chegar até ele. Pesquise quais são suas preferências, os locais que frequenta, os produtos que consome… Assim, será muito mais fácil entregar a sua mensagem de forma certeira.

9. Apareça nos momentos certos

Além de se mostrar para as pessoas certas, nos lugares certos e com os meios certos, é válido lembrar que você não precisa aparecer o tempo todo. Investir em uma divulgação aleatória pode não trazer os resultados esperados.

10. Invista tempo e dinheiro na comunicação visual

Não adianta esperar um bom resultado se o prazo for apertado e o dinheiro curto. Se você não domina o assunto, contrate uma agência com boas referências, esclareça todas as suas necessidades e expectativas e, por fim, estabeleça prazo e preço justos. Esse é um investimento que garante resultados em longo prazo.

Ter uma comunicação visual eficaz não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisa saber quando, onde e como atingir os seus clientes, e trabalhar para fazer isso da maneira mais objetiva e profissional possível.